domingo, 9 de enero de 2011

Banheiro Seco



Oi amigos leitores, meu nome é Orlando. Venho expor uma idéia que acho pouco discutida no nosso dia a dia: nossos excretas. Onde eles vão quando damos a descarga?
Um ser humano consegue excretar 50 litros de fezes e 450 litros de urina por ano. Sim, 50 litros e não kilos de fezes, já que as mesmas são 65% água. Uma vez desidratadas, não são mais que minerais e nutrientes para o solo ou o ambiente em que se encontrem. Mas não para por aí, os 500 litros de água que nossos corpos retiram por ano de toda a água e comida que ingerimos vão para a privada, a qual pode gastar até 20.000 litros de água por ano. Sim 20 000 litros de água potável para 500 litros de excretas por ano… não precisamos de uma matemática muito avançada para ver que gastamos 40 vezes mais água que os nossos corpos eliminam. Estranho né?
Mas o sistema não acaba por aí: do cano chamado esgoto – que em alguns locais desperdiça, através de vazamentos, mais de 50% dos líquidos que passam nele – mais de 70% das águas vão para os oceanos, rios e lagos, poluindo tudo ao redor.
Mesmo estas práticas sendo tão comuns, a privada com água só existe há 200 anos, portanto ainda há tempo de criar um sistema de saneamento mais coerente e eficaz. Existe a possibilidade de reaproveitar todos os nutrientes que se encontram nas nossas urinas e fezes. Sabe-se que um ser humano é capaz de produzir seu próprio adubo para fertilizar até 250 kilos de cerais. Então, porque desperdiça-lo?  na Praça da Cura estamos construindo um sanitário ecológico, chamado banheiro seco, que não utiliza água para transportar as fezes à um destino final, simplesmente se armazena numa câmara de compostagem na qual se adiciona serragem ou folhas secas. Essa mistura, em contato com o calor do sol, pode eliminar todos os patógenos presentes, possibilitando reaproveitar tudo o que em outras visões seria um problema – para nós é uma solução.
Venha conhecê-lo e usá-lo!!!
Boas festas!